
As Estações de Tratamento de Água (ETA) são responsáveis pela potabilidade das águas naturais para o abastecimento da população. O processo é constituído por coagulação, decantação, filtração e desinfecção. Caso necessário, também podem ser efetuadas a correção de pH e a fluoretação. O sistema de ETA contém casa química, pré-floculador mecânico, floco decantador lamelar, filtro de areia e sistema de retro lavagem.
A água a ser tratada recebe a dosagem dos produtos químicos que efetuam a coagulação, em seguida ela vai até o pré-floculador, onde ocorre o processo de floculação. O lodo decantado deposita-se no fundo do floco decantador e a água clarificada é recolhida uniformemente através de um vertedouro, seguindo para o filtro de areia. Essa etapa se passa em várias camadas filtrantes responsáveis pela retenção dos flocos menores. A água chega ao final do ciclo após passar pelo sistema de desinfecção.
Materiais Empregados: As ETA’s compactas são fabricadas em formato circular em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro) e em formato retangular em aço carbono.